domingo, 26 de junho de 2011

Comidas típicas de São João tipicamente calóricas

             O frio de junho e os quitutes típicos fazem da festa junina uma das celebrações mais calóricas do ano. Um copo de quentão, tradicional bebida feita com cachaça, cravo, canela, gengibre e açúcar, tem, em média, 280 calorias. Para gastar isso, o festeiro precisa dançar uma hora e meia de quadrilha.  Quem não quiser engordar tem algumas opções: resistir à tentação e comer pouco, comer mais e depois compensar nos exercícios ou maneirar nas outras refeições. Comidas de festa junina são calóricas e as pessoas consomem mais por conta do tempo, assim  a melhor maneira de compensar o ganho de calorias - e ainda por cima conseguir esquentar o corpo nos dias frios - é a prática de exercícios aeróbicos, como dança e corrida. Assim queimamos as calorias ingeridas e ainda damos uma aquecida na temperatura.
MODERAÇÃO
  Mas não adianta fechar a boca apenas e passar vontade. A moderação é a melhor amiga da dieta saudável. O controle é fundamental, não só na festa como no dia a dia. Como a variedade é muito grande, comece pelos preferidos. E tudo em pouca quantidade. O efeito em exagero não é nada legal.
  Nos dias após o exagero, além de se alimentar com comidas leves, o segredo é consumir poucas quantidades, deixar as frituras de lado e beber bastante águaSó não pode ficar muito tempo em jejum, pois pode ficar com hipoglicemia [falta de açúcar no sangue], o que é prejudicial à saúde.

    Veja abaixo uma lista de comidas típicas, suas calorias e o tempo aproximado de exercícios para queimá-las:

ComidasCaloriasTempo de dança
Pé de moleque (unidade)90 kcal27 minutos
Paçoquinha (unidade)115 kcal35 minutos
Sagu com vinho (uma xícara de chá)296 kcal1 hora e 30 minutos
Bolo de fubá (fatia de 50g)310 kcal1 hora e 33 minutos
Arroz doce (uma xícara de chá)330 kcal1 hora e 39 minutos
Curau (uma xícara de chá) -231 kcal1 hora e 10 minutos
Quentão (copo de 100 ml)280 kcal1 hora e 24 minutos
Vinho quente (copo de 100 ml)180 kcal54 minutos
Pipoca (saquinho de 100 gramas)103 kcal31 minutos
Algodão doce (unidade)100 kcal30 minutos
Milho verde (espiga)100 kcal30 minutos
Cachorro quente (unidade)342 kcal1 hora e 42 minutos
Pastel (unidade)150 kcal45 minutos
Canjica (uma xícara de chá)240 kcal1 hora e 12 minutos
Pamonha (unidade)195 kcal58 minutos
Cuscuz (fatia)195 kcal58 minutos
Amendoim cozido (porção)300 kcal1 hora e 30 minutos
Espetinho de carne (unidade)200 kcal1 hora
Maçã do amor (unidade)450 kcal2 horas e 15 minutos
Bolo de milho (unidade)190 kcal57 minutos

Boas festas juninas para todos!

domingo, 12 de junho de 2011

Gostar de si mesmo abre o caminho para o amor

       
        Hoje é dia dos namorados! Uma data pra ser comemorada esteja vc acompanhado(a) ou não, pois é uma data de celebração do amor.  
     É certo que as pessoas estão atrás da necessidade de carinho, atenção, aprovação, cuidado, proteção . É como se o outro fosse preencher o vazio que ela tem. Muitas vezes até preenche, mas não de forma verdadeira e duradoura, apesar de ser intenso durante a fase da paixão. A paixão só pode ser integradora se a pessoa percebe que o gostar está em si, não no outro. Podemos dizer, até, que este é o caminho para o amor: "Não posso amar o outro se não gosto de mim..." É preciso, primeiro, procurar esse amor no fundo de si mesmo. É preciso, primeiro, amadurecer para construir o amor em que haja compreensão, troca e cumplicidade. E a partir daí, cuide da forma. Do jeito, do gesto. Cuide do cuidado. Cuide do carinho, com carinho. Cuide de você. Ame-se para ser capaz de gostar do próprio amor, pois só assim você será capaz de ser feliz e fazer seu amor feliz. 
Que tal começar a malhar amanha??

                           
                                   A todos um FELIZ DIA DOS NAMORADOS s2 s2 s2



sábado, 11 de junho de 2011

Começou a malhar? Evite a fadiga muscular!

      Quando você se exercita os músculos utilizam glicogênio (reserva de carboidrato) como fonte de energia. Para atingir resultados, é preciso seguir alguns critérios de alimentação pré e pós-treino. Mesmo que o objetivo seja emagrecer, comer bem é fundamental para conquistar saúde e boa forma.
    Abandone táticas malucas como treinar em jejum. A alimentação pré-treino deve ter a quantia necessária de carboidratos para um melhor desempenho e evitar que o corpo utilize a proteína muscular como fonte de energia, preservando a sua musculatura. Quando a ingestão de carboidrato não é suficiente para repor o glicogênio que é gasto durante o exercício ocorre a fadiga muscular. Quando a fadiga aparece, não raro as pessoas abandonam o treino ou continuam malhando mas obtém baixo desempenho. Não é preciso passar por isso.
Entenda o que é a fadiga muscular:
SINTOMAS
- Redução do desempenho e dificuldade em executar o exercício
- Insônia
- Dores musculares e articulares sem causa aparente
- Resfriados frequentes ou infecções respiratórias
- Irritabilidade e ansiedade que podem ser acompanhados por depressão
Se identificou com alguns desses sintomas? Então confira algumas dicas para corrigir a dieta e evitar o problema.
- Não deixe de incluir carboidratos nas suas refeições principais, como arroz, batata, macarrão, pão etc.
- Se sua última refeição foi feita mais de três horas antes do exercício, faça um lanche com bolachas, barrinhas de cereal, frutas, sucos de frutas ou qualquer outra fonte de carboidrato entre 30 minutos e uma hora antes de iniciar o treino.
- Se você se exercitar por mais de uma hora coma barrinhas de cereal, frutas secas, bolachas sem recheio ou bebidas esportivas a cada hora de exercício.
- Até uma hora após o exercício a ingestão de carboidratos é necessária para a recuperação muscular. Neste período é fundamental fazer outro lanchinho caprichado como por exemplo um sanduíche de peito de peru com queijo e um suco de sua preferência.
- A hidratação adequada também é fundamental para evitar a fadiga. Tome em torno de dois litros de água por dia e hidrate-se bem antes, durante e depois do exercício físico.

sábado, 4 de junho de 2011

Musculação durante a gravidez, pode?

          

       Não só pode como deve! O ideal é procurar exercícios leves e de baixo impacto, que não aumentem muito a frequência cardíaca nem levem à fadiga. Boas sugestões são hidroginástica, ioga e musculação com pouca carga, sempre sob a supervisão de um professor. Se a sua academia tiver programas especiais para mulheres que estão esperando bebê, melhor ainda. No entanto, converse com o seu médico antes de começar qualquer atividade física. Ele é a melhor pessoa para dar orientações do que é permitido ou não durante a gravidez.

abraços