sábado, 11 de junho de 2011

Começou a malhar? Evite a fadiga muscular!

      Quando você se exercita os músculos utilizam glicogênio (reserva de carboidrato) como fonte de energia. Para atingir resultados, é preciso seguir alguns critérios de alimentação pré e pós-treino. Mesmo que o objetivo seja emagrecer, comer bem é fundamental para conquistar saúde e boa forma.
    Abandone táticas malucas como treinar em jejum. A alimentação pré-treino deve ter a quantia necessária de carboidratos para um melhor desempenho e evitar que o corpo utilize a proteína muscular como fonte de energia, preservando a sua musculatura. Quando a ingestão de carboidrato não é suficiente para repor o glicogênio que é gasto durante o exercício ocorre a fadiga muscular. Quando a fadiga aparece, não raro as pessoas abandonam o treino ou continuam malhando mas obtém baixo desempenho. Não é preciso passar por isso.
Entenda o que é a fadiga muscular:
SINTOMAS
- Redução do desempenho e dificuldade em executar o exercício
- Insônia
- Dores musculares e articulares sem causa aparente
- Resfriados frequentes ou infecções respiratórias
- Irritabilidade e ansiedade que podem ser acompanhados por depressão
Se identificou com alguns desses sintomas? Então confira algumas dicas para corrigir a dieta e evitar o problema.
- Não deixe de incluir carboidratos nas suas refeições principais, como arroz, batata, macarrão, pão etc.
- Se sua última refeição foi feita mais de três horas antes do exercício, faça um lanche com bolachas, barrinhas de cereal, frutas, sucos de frutas ou qualquer outra fonte de carboidrato entre 30 minutos e uma hora antes de iniciar o treino.
- Se você se exercitar por mais de uma hora coma barrinhas de cereal, frutas secas, bolachas sem recheio ou bebidas esportivas a cada hora de exercício.
- Até uma hora após o exercício a ingestão de carboidratos é necessária para a recuperação muscular. Neste período é fundamental fazer outro lanchinho caprichado como por exemplo um sanduíche de peito de peru com queijo e um suco de sua preferência.
- A hidratação adequada também é fundamental para evitar a fadiga. Tome em torno de dois litros de água por dia e hidrate-se bem antes, durante e depois do exercício físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário