terça-feira, 22 de março de 2011

Treinamento em circuito

       Olá pessoas! Hoje venho apresentar uma ótima opção para quem esteja meio de “saco cheio” de malhar sempre tudo igual seja na musculação, na localizada, nadando, pedalando ou mesmo correndo. É o treinamento em circuito que pode servir para quebrar essa rotina, melhorar o condicionamento físico em geral, desenvolver mais de uma valência física e fortalecer grupos musculares mais importantes desde o atleta ao cidadão comum .

        No circuito monta-se uma seqüência de exercícios de musculação (estações), onde cada um executa o exercício com uma série de repetições e carga de acordo com o objetivo específico e praticamente sem intervalo passa para o outro.


      
        É importante observar a montagem das estações alternando os grupos musculares a serem trabalhados para não sobrecarregá-los evitando o cansaço prematuro. Ou seja, trabalha abdome, passa para as pernas, depois braços, volta para abdome e assim por diante. Assim, não é preciso intervalo. Tecnicamente chamamos isso de alternar os segmentos. Não é preciso montar um circuito sempre com os mesmos exercícios sendo bom variar, apenas observando a regra da alternância dos segmentos.

 
        Dependendo no nível de cada um pode-se criar um circuito menor com duas ou três passagens ou, de acordo com o tempo disponível monta-se um circuito com mais estações e uma passagem. As variações são infinitas.

       Outra grande vantagem do treinamento em circuito, para quem faz treinamento planejado, é que ele pode ser incluído em qualquer fase de uma periodização apenas mudando as cargas e escolhendo os exercícios mais adequados para o período. O circuito também atende a quem esteja num processo de emagrecimento e/ou com uma resistência baixa.


O que VOCÊ está esperando pra COMEÇAR a se MEXER???



Vamos a luta!







Um comentário: