sábado, 25 de dezembro de 2010

Comer, comer... Não há como resistir às delícias da ceia de Natal, mas é preciso equilibrar os alimentos para que a refeição seja o mais saudável possível.

É só falar em Natal que já vem à mente a bela e farta mesa de alimentos deliciosos aos olhos e paladar. São aves defumadas, arroz especial, salada de maionese, farofas, rabanadas, frutas secas e doces, muitos doces. Já ficou até com água na boca, né? Mas antes de correr para a mesa e se esbaldar nas delícias feitas pela família, saiba que a ceia de Natal reserva, além das comemorações e alegria, alimentos que são, na maioria das vezes, extremamente calóricos e gordurosos. Mas antes de fazer cara de tristeza, saiba que com um pouco de controle e sabedoria, podemos fazer substituições saborosas, sem abrir mão do que está sendo servido.
É importante lembrar que o que vai dar um toque especial à ceia é a criatividade e a forma de preparo dos pratos, reinventando fórmulas que são utilizadas no dia-a-dia. Assim, à salada verde podemos acrescentar maçãs verdes, uvas passas e servir com molho de iogurte e nozes picadas. Servir sucos de frutas variados ao invés de refrigerante e cocktails de frutas são o utras sugestões e alternativas simples, mas que adicionam requinte, sabor e criatividade, além de uma boa nutrição. O uso do bom senso ainda é a melhor decisão a ser tomada, inclusive à mesa. Se ingeridos de forma controlada, nenhum alimento precisará ser eliminado. Não fique sem comer o dia todo esperando a hora da ceia. Com fome e mau humor, você pode abusar e comer além do que deveria. O segredo de uma ceia de sucesso é se concentrar no verdadeiro sentido da comemoração. Não tenha a sensação de que você só comemorará as festas de fim de ano se tiver muita fartura alimentar e de bebidas. O verdadeiro sentido destas festas está na partilha, encontro com amigos, familiares e reflexões sobre nossas atitudes. Sair da linha é normal, o que não pode é deixar que esta escapada prejudique a saúde.
Feliz Natal a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário