domingo, 19 de dezembro de 2010

Correr na rua ou na esteira? Conheça os prós e contras

          Olá pessoal! Com a proximidade do verão, a primeira dica que vou dar pra vocês é sobre a corrida, pois  vocês que ainda estão sem praticar nenhuma atividade física, ainda dá tempo de dar uma melhorada no visual. Com certeza correr é um dos exercícios aeróbicos mais simples de se praticar, não precisa de nenhum tipo de equipamento especial, pode ser feito em qualquer lugar, queima de 500-800 calorias por hora(depende do seu peso), previne doenças e ajuda a exercitar a mente. Parece muita coisa não? mas você consegue tudo isso com uma boa corrida. O dilema é: correr na rua ou na esteira? Existem vários prós e outros tantos contras para cada alternativa.
 
 
 
 CORRER NA RUA
 Controle: é mais difícil controlar o ritmo, a velocidade e a distância percorrida. O ideal é usar sempre um monitor cardíaco, para não extrapolar e garantir uma corrida mais segura.

Impacto: o asfalto é a superfície de maior risco de lesões. A grama e a areia batida são mais seguras, enquanto a areia fofa é indicada se você quer treinos mais pesados.

Movimento: é você que se desloca à frente. Por isso, correr ao ar livre exige mais força muscular, principalmente de coxas e panturrilhas. Ou seja: o gasto calórico é maior.

Vento: oferece resistência e deixa a malhação mais pesada. Com isso, proporciona melhor condicionamento físico.

Temperatura: correr sob temperaturas muito altas ou baixas demais pode ser incômodo e interferir no rendimento. Também há a possibilidade de os dias chuvosos sabotarem o treino.

Hidratação: mais difícil. É complicado carregar a garrafinha durante todo o percurso.

CORRER NA ESTEIRA
Controle: basta olhar no painel para acompanhar o ritmo, a velocidade e a distância. Também dá para ajustar a inclinação do terreno, além de criar percursos de acordo com o seu objetivo.

Impacto: o equipamento é melhor para quem está começando a correr, pois a maioria das máquinas tem sistema de redução de impacto.

Movimento: como é o chão que se movimenta, você acaba dando um número maior de passadas – com o tempo, há o risco de ter lesões por esforço repetitivo.

Vento: não interfere, o que deixa a corrida mais confortável. Mas como você fará menos força, vai gastar menos calorias.

Temperatura: não há risco de o mau tempo comprometer a atividade. O ideal é optar por locais com ar condicionado e boa ventilação para não sofrer com o calor.

Hidratação: fácil. A garrafa de água fica no suporte do aparelho, sempre à mão.

     Por isso, o ideal é alterná-los, afim de melhorar o desempenho e diminuir o risco de lesões.
 
Como começar
se você quer começar a correr eu recomendo que procure ajuda de um médico ou especialista em todo caso vou passar aqui um treino para iniciantes.
1a semana
Para começar, um plano intervalado que mescla corrida e caminhada. Assim você não cansa e vai se acostumando lentamente com o cooper. Veja:
Programa – Ande durante 5 minutos e depois corra por 1 minuto. Em seguida, ande 4 e corra 2. Continue diminuindo o tempo da caminhada e aumentando o do cooper até inverter a situação inicial e ficar 1 por 5.
Velocidade – Moderada.
Duração – 30 minutos.
Regularidade – 3 vezes por semana.
  
abraços a todos e mexam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário